Pesquise no Blog

quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Se encadeado nunca mais!

Quantas vezes você já utilizou a função SE? E o SE encadeado ou aninhado?? Se já usou, sabe a confusão que pode gerar, principalmente se tiver que abrir vários "SEs"!

Porém, você não vai se confundir mais!!
A Microsoft lançou na versão mais nova do Excel a função SES!! Isso aí! Nada mais de fazer um SE dentro de outro SE...

Agora basta usar a função SES e ir preenchendo "teste; resposta; teste; resposta; teste; resposta..." e assim vai até a última condição a ser testada! Depois é só fechar um parêntese no final!

Bem mais simples e fácil!!

Confira!

terça-feira, 26 de outubro de 2021

Como converter hora em número decimal no Excel

E aí você está trabalhando com horas e, de repente, precisa converter para números decimais... 

O que aprendemos é: separa as horas, depois pega os minutos e divide por 60. Ok! Mas (eita) isso dá um trabalho...

Neste vídeo vou ensinar como converter as horas e minutos em número decimal de um jeito bem simples! Inclusive quando se passa de 24:00.

Aproveito para mostrar o invertido também: De decimal para hora!

Confira!

domingo, 24 de outubro de 2021

Controle de Prazo no Excel

Fazer filtragem por períodos específicos é muito comum no dia a dia de uma empresa.

E dentro do Excel, essa tarefa se torna fácil com o recurso de Filtro! Com ele é possível definir, por exemplo, filtrar todas as vendas em um determinado ano, ou todas as admissões dentro de um mês específico. Basta marcar ou desmarcar as opções já pré-definidas.

O que muita gente desconhece é que, dentro do Filtro, também é possível utilizar filtragens mais específicas, como por exemplo, buscar um intervalo que começa no meio de um mês e termina no meio de outro mês. Ou então, escolher, de forma simples, os meses de dezembro de todos os anos cadastrados.

Ainda é possível definir filtros de data, com base na data atual do computador.
Confira!

sábado, 23 de outubro de 2021

Filtrando planilha por período

Fazer filtragem por períodos específicos é muito comum no dia a dia de uma empresa.

E dentro do Excel, essa tarefa se torna fácil com o recurso de Filtro! Com ele é possível definir, por exemplo, filtrar todas as vendas em um determinado ano, ou todas as admissões dentro de um mês específico. Basta marcar ou desmarcar as opções já pré-definidas.

O que muita gente desconhece é que, dentro do Filtro, também é possível utilizar filtragens mais específicas, como por exemplo, buscar um intervalo que começa no meio de um mês e termina no meio de outro mês. Ou então, escolher, de forma simples, os meses de dezembro de todos os anos cadastrados.

Ainda é possível definir filtros de data, com base na data atual do computador.

Confira!

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Usando tabela em planilha protegida

O recurso de Tabela no Excel é extremamente importante não só por ser muito útil para a tabela dinâmica como também para permitir o incremento dos dados automaticamente, sempre que uma nova linha for inserida.

Muitas pessoas pensam que a tabela é simplesmente para colocar cores intercaladas nas linhas ou colunas da planilha. Porém, mais do que isso, ao utilizar o recurso de tabela na planilha, para cada novo dado registrado, o Excel irá aplicar a formatação (de número, fonte e parágrafo da planilha) e todas as fórmulas utilizadas.

Isso impede que você tenha que ficar puxando a alça de preenchimento para aplicar as fórmulas na nova linha inserida! Além disso, você também não precisa aplicar as fórmulas para várias linhas que ainda nem foram preenchidas!

O PROBLEMA todo é: Quando se PROTEGE a planilha na guia Revisão, a tabela não funciona mais! Mesmo que se altere as opções de proteção!!

Então, o que fazer??

Primeiro vamos entender que, se você construiu uma planilha para outra pessoa ou várias outras pessoas utilizarem, há um grande risco de alguém acidentalmente apagar ou alterar alguma fórmula. Portanto, proteger as suas fórmulas deixando liberadas apenas as células para digitação é fundamental para preservar sua planilha!

Daí a importância da proteção! Mas, voltemos ao problema anterior: Tabela não funciona em planilha protegida!

Bom, neste vídeo, vou mostrar como fazer uma tabela no Excel e como PROTEGER uma planilha deixando a TABELA FUNCIONANDO!

Nós teremos que usar um pequeno código em VBA, mas é bem simples e vou explicando o passo a passo! Basta seguir direitinho as orientações!

Resumindo: Vamos conferir como usar tabela em uma planilha protegida!
Confira!

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

13º Salário - Integral e Proporcional

Fim de ano está chegando e várias pessoas estão me pedindo para ensinar como calcular 13º Salário no Excel!

Neste vídeo tentei juntar mais informações e colocar fórmulas que atendam tanto ao décimo terceiro integral quanto proporcional.

Sendo assim, a planilha irá calcular se o colaborador entrou na empresa neste ano ou em anos anteriores. Se tiver entrado neste ano (2021), irá analisar quantos dias trabalhou no primeiro mês: caso tenha trabalhado 15 dias ou mais, irá considerar aquele mês nas médias de horas extras, adicional noturno e DSR. Caso contrário, ou seja, se tiver trabalhado menos de 15 dias irá desconsiderar aquele mês....

A planilha além dos cálculos das 1ª e 2ª parcela, também irá contemplar os cálculos de ajuste referentes aos adicionais do mês de dezembro que são considerados no salário de dezembro pago no início de janeiro.

Fórmulas usadas:
- SOMA
- SE
- FIMMÊS
- MÊS
- DIA
- MÉDIA
- PROCV
- INDIRETO
Além de operadores para subtrações, multiplicações, divisões e adições.

Confira!

segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Repetir cabeçalhos em todas as páginas impressas

Você precisa imprimir um relatório, porém ele tem várias páginas e os cabeçalhos são impressos apenas na primeira página.

O que muita gente faz é:
1. Escrever à mão mesmo os cabeçalhos das colunas nas páginas impressas ou...
2. Colocar a folha em uso por cima da primeira página e ir verificando os cabeçalhos para saber do que se trata cada coluna.

Ainda tem a situação de ir copiando e colocando o cabeçalho em cada uma das páginas antes da impressão...

Mas não precisa desse trabalhão todo e perda de tempo! O Excel possui um recurso que repete o cabeçalho (o nome das colunas) em todas as páginas automaticamente! Além disso, esse mesmo recurso permite repetir a coluna da esquerda, no caso de planilhas que avancem lateralmente. O recurso se chama Imprimir títulos e está na Guia Layout da Página. Aproveitando este vídeo, tem uma dica de como proceder quando a célula está mesclada e ainda, como reduzir uma planilha na largura para que fique dentro de uma única página.
Confira!