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segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Classificação de Dados por Lista Personalizada

Olá pessoal!

Estou compartilhando com vocês mais um vídeo que fiz para meus alunos do Excel Avançado. Eles trabalham com o Office 2010.

No post anterior, mostrei a classificação simples e por nível no Excel. Se você ainda não viu, clique aqui. Agora veremos que o Excel permite classificar os dados não somente por ordem alfabética, mas também por uma ordem criada por nós. Exemplo: classificar uma planilha conforme o funcionário mais antigo da loja até o mais recém contratado. Ou classificar os produtos conforme ranking de vendas. Ou ainda classificar por cargo...

Tudo isso é possível com a Classificação Personalizada. Clique em Classificar e Filtrar na guia Página Inicial, depois Classificação Personalizada.

Acesse o vídeo abaixo e veja o passo-a-passo de como classificar os dados de forma personalizada no Office 2010!



Ah, a partir do momento que a lista foi criada, é possível usá-la no recurso de autopreenchimento, quando se clica na alça de preenchimento (aquele quadradinho preto do lado direito inferior quando a célula está selecionada).


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quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Classificação de Dados no Excel

Olá pessoal!

Estou compartilhando com vocês mais um vídeo que fiz para meus alunos do Excel Avançado. Eles trabalham com o Office 2010.

Neste vídeo, apresento a classificação simples, que é feita tendo com uma coluna como base. 

Em seguida, apresento a classificação por níveis, onde mais de uma coluna é usada para a classificação. Isso faz com que uma coluna seja classificada conforme outra. Exemplo: Tenho uma planilha de cadastro de cliente e quero classificá-los conforme cidade em ordem alfabética (1ª classificação), dentro de cada cidade, quero classificar por bairro também em ordem alfabética (2ª classificação) e, por fim, dentro de cada bairro, quero classificar os clientes por ordem alfabética (3ª classificação)!

Isso é a classificação por níveis que deixa a planilha bem mais organizada e se torna mais fácil de encontrar certas informações.

Acesse o vídeo abaixo e veja o passo-a-passo de como classificar os dados de uma planilha!


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Até a próxima!

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Importação de Dados do Access

Olá pessoal!

Estou compartilhando com vocês mais um vídeo que fiz para meus alunos do Excel Avançado. Eles trabalham com o Office 2010.

O vídeo é sobre importação de arquivos do Access para o Excel! O Access é um banco de dados que faz parte do pacote Office. Para quem nunca viu um arquivo desse programa, confira nesse link (é o mesmo arquivo usado no vídeo):

Como realizar a importação? Acesse Dados > No bloco Obter Dados Externos > Do Access

Acesse o vídeo abaixo e veja o passo-a-passo de como importar os dados do Access no Office 2010!



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Até a próxima!

sábado, 31 de agosto de 2019

Importação de Banco de Dados - Tipo Texto (Parte II)

Olá pessoal!

Estou compartilhando com vocês mais um vídeo que fiz para meus alunos do Excel Avançado. Eles trabalham com o Office 2010.

O vídeo é sobre importação de arquivos de texto (.txt) para o Excel no formato de Largura Fixa. Se você ainda não viu a importação de texto com delimitador, clique aqui!

Como realizar a importação? Acesse Dados > No bloco Obter Dados Externos > De Texto

Acesse o vídeo abaixo e veja o passo-a-passo de como importar os dados com largura fixa no Office 2010!


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Até a próxima!

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Importação de arquivo de texto (.txt) para o Excel

Olá pessoal!

Hoje gostaria de compartilhar com vocês, um vídeo que fiz para meus alunos do Excel Avançado. Eles trabalham com o Office 2010. Foi bem simples e tentei ser bem objetiva.

O vídeo é sobre importação de arquivos de texto (.txt) para o Excel. Muitos bancos de dados exportam os dados nesse formato e "Copiar e Colar" simplesmente não dá certo!
Há duas formas de fazer importação: Por largura fixa ou por um delimitador. Neste post, veremos como importar usando delimitador, ou seja, um caractere específico ou tabulação para separar os dados.

Então como importar?!
(Lembrando que estou usando o Office 2010, mais adianta posto no Office 365).

Acesse Dados > No bloco Obter Dados Externos > De Texto. Acompanhe o vídeo abaixo e veja o passo-a-passo restante e o que precisa se atentar na hora de importar os dados!



Até a próxima!

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Se encadeado? Não mais!!

Quantas vezes você já não deve ter ficado desorientado (a) ao ter que construir um Se encadeado, o famoso SE dentro de outro SE dentro de outro SE dentro de outro SE...

Pois bem, a versão 2019 e a 365 agora conta com a função SES! Basta escrever a condição e depois a resposta, novamente a condição e a resposta, e assim por diante!

A estrutura fica basicamente assim:

=SES(teste-lógico1;resposta-verdadeira1;teste-lógico2;resposta-verdadeira2;teste-lógico3;resposta-verdadeira3;...)

Confira o vídeo abaixo com um exemplo simples de situação de aluno:




Até a próxima!

segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Cálculo de Datas e Conversão de Unidades com a Calculadora do Windows

Faça conversão de peso, distância, tempo etc através da Calculadora do Windows 7!

É possível fazer cálculos de conversão de diferentes medidas na Calculadora. Para isso, clique em Exibir Conversão de Medidas.


Será mostrada uma tela em que é definido o tipo de medida. Logo em seguida, há um campo "De" para a escrita do valor e a definição da unidade de origem. No próximo espaço (ou seja, "Para"), é definida a unidade para a qual o valor deverá sem convertido. Veja:


Também é possível fazer cálculos sobre datas. Para isso, Clique em Exibir Cálculo de Datas. Selecione o cálculo desejado e preencha as informações conforme sua necessidade.


Até a próxima!