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quinta-feira, 30 de julho de 2020

Salvar e Salvar como (Diferença entre eles)

Olá pessoal!

Você sabe quando utilizar a opção Salvar como e a opção Salvar?? Vamos lá!

Salvar como

O Salvar Como é utilizado quando se cria um novo arquivo e deseja dar um nome e especificar um local para ele seja guardado. Mas o Salvar como também pode ser utilizado quando já se tem um arquivo salvo e deseja salvar as alterações em um novo arquivo! Vou exemplificar:

Você trabalha no RH de uma empresa e há um documento que todo novo funcionário precisa assinar. Mas este documento contém nome, CPF e data de nascimento que, obviamente, devem ser alterados a cada contratação. Neste caso, você pode deixar um modelo salvo e, sempre que o documento for preenchido com as informações de um novo funcionário, você preenche e usa a opção Salvar Como, colocando outro nome para o arquivo e definindo o local correto para armazenamento.

O atalho para Salvar Como é F12 (nos programas do Office).

Salvar

Já a opção Salvar irá guardar as alterações realizadas em um arquivo que já está salvo. Se ainda não salvou seu arquivo, você será encaminhado automaticamente para a opção Salvar como.

Veja neste infográfico, um resumão com a diferença dos dois!



O atalho para Salvar é CTRL + B (nos programas do Office).


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quarta-feira, 29 de julho de 2020

Como fazer backup

Olá pessoal!!

Já pensou se o seu computador ou notebook parasse de funcionar hoje??!!
E se estiver com um projeto a ser entregue naquela semana! Ou no dia seguinte?!
E os arquivos do trabalho, TCC, projeto final, fotos e vídeos de momentos especiais... Pensa em tudo que você poderia perder!

Quando o computador para, muitas vezes uma manutenção ou troca de fonte podem ser suficientes para que a máquina volte a funcionar, mas é preciso torcer para que o HD não tenha danificado, porque aí sim, para recuperar os dados, é bem complicado!!

Mas você é precavido?! Faz cópia dos seus arquivos em local seguro?

Neste vídeo, vou mostrar como fazer uma cópia de segurança dos seus arquivos (o famoso BACKUP) da forma mais simples para que você não deixe de fazer!!

Não se esqueça que você vai precisar de um HD externo!


Até o próximo post!

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terça-feira, 28 de julho de 2020

Recuperar arquivos de pen drive que pegou vírus

Olá pessoal!

Se o seu pen drive pegou vírus e sumiu com tudo que estava lá dentro, veja uma forma de tentar recuperar seus arquivos!

Geralmente, esses vírus ocultam as pastas e arquivos, dando a sensação de que tudo apagou, mas se você observar o armazenamento, verá que o pen drive não está vazio!

Primeiramente, procure um computador com um bom antivírus ou que instale o USB Disk Security no computador. Baixe NESTE LINK. Esse aplicativo ajuda bastante a proteger seus computador, mas lembre-se nada é 100% seguro, a cada dia há novos códigos maliciosos que agem de diferentes formas! É preciso estar com os programas de proteção sempre em dia!

Depois disso, plugue o pen drive no computador e faça a varredura no dispositivo ou aguarde o USB Disk Security fazer seu trabalho. No canto inferior direito da tela, aparecerá uma mensagem para abrir o pen drive em Modo de Segurança, faça isso!

Abra a pasta do pen drive

Passos para Windows 10:

1. Clique na guia Exibir (parte superior da tela):



2. No final da faixa de opções, clique em Opções e em Alterar opções de pasta e pesquisa


3. Na caixa que se abriu, clique na aba Modo de ExibiçãoDESMARQUE Ocultar arquivos protegidos dos sistema operacional (no alerta que aparecer clique em SIM) e MARQUE a opção Mostrar arquivos, pastas e unidades ocultas. Clique em Aplicar e em OK.


Você verá que a unidade do seu pen drive aparecerá em tom mais claro, característico de arquivos / pastas ocultos, clique na unidade e acesse seus arquivos. 

DICA: Crie uma pasta no computador, copie e cole os arquivos do pendrive para ela. Formate o pen drive depois disso. NESTE POST eu ensino a formatar o pen drive de forma a protegê-lo de boa parte dos vírus!


Passos para Windows 7:

1. Clique na guia Organizar (parte superior da tela) e depois em Opções de pasta e pesquisa:



2. Na caixa que se abriu, clique na aba Modo de Exibição DESMARQUE Ocultar arquivos protegidos dos sistema operacional (no alerta que aparecer clique em SIM) e MARQUE a opção Mostrar arquivos, pastas e unidades ocultas. Clique em Aplicar e em OK.


Você verá que a unidade do seu pen drive aparecerá em tom mais claro, característico de arquivos / pastas ocultos, clique na unidade e acesse seus arquivos. 

DICA: Crie uma pasta no computador, copie e cole os arquivos do pendrive para ela. Formate o pen drive depois disso. NESTE POST eu ensino a formatar o pen drive de forma a protegê-lo de boa parte dos vírus!

Até o próximo post!

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segunda-feira, 27 de julho de 2020

Notas Autoadesivas no Windows 10 - Post-it digital!

Olá pessoal!

Vocês não precisam de encher a borda do monitor de post-it porque o Windows possui o recurso de Notas Autoadesivas (ou as notas auto adesivas de tela)! E, no Windows 10, vieram ainda mais aprimoradas! Confira:

Clique no botão Iniciar, depois digite nota, isso já é suficiente para aparacer a opção Notas Autoadesivas. Clique.


Será exibida a tela do programa:


Para adicionar uma nota basta, escrever dentro do quadrado amarelo, mas caso ele não esteja aparecendo, clique no sinal de + (mais) no canto superior esquerdo (acima da letra N de Notas) ou pressionar CTRL + O.

Uma outra opção é, com o quadrado amarelo visível, clicar no sinal de + na parte superior dele mesmo, veja:


O atalho CTRL + O também funciona aqui!

Para mudar a cor, clique nos três pontinhos à direita (perto do X para Fechar) e escolha a cor desejada. Caso queria mostrar todas as notas criadas em lista, clique em Lista de Anotações.



Agora as NOVIDADES:

Além do aumento das opções de cores, a escrita pode receber algumas formatações: Negrito, Itálico, Sublinhado, Tachado e ainda é possível adicionar Marcadores e Imagens!



Se quiser aumentar ou diminuir o tamanho da anotação, posicione o mouse em qualquer borda até que ele vire uma seta de duas pontas, em seguida, arraste (pressionando o mouse) até a largura ou altura que desejar. 

Veja como fica a anotação e a lista ao lado. Você pode fechar a anotação e ficar somente com a lista de anotações visível, como mostra à direita.


Para melhorar ainda mais e ter esse recurso sempre disponível, fixe o programa na sua barra de tarefas:

Clique com botão direito sobre o programa na barra de tarefas e clique em Fixar na barra de tarefas.


Até o próximo post!

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sexta-feira, 24 de julho de 2020

Folha de Ponto

Olá pessoal!!

Este post é dedicado para a criação de uma folha de ponto individual no Excel!
Vamos dividir em três parte para ficar mais fácil!

PARTE 1:

Aqui veremos:
Cálculo de dias úteis dentro de um determinado período (sim! o Excel faz isso para nós!):
     Funções usadas =DIATRABALHOTOTAL() e DIATRABALHOTOTAL.INTL()

Cálculo de dias corridos:
      =DataFinal - DataInicial + 1

Cálculo de horas diárias trabalhadas:
       =(HoraFinalManhã - HoraInicialManhã) + (HoraFinalTarde - HoraInicialTarde)

Confira no vídeo abaixo, como calcular cada um desses itens!


PARTE 2:

Aqui veremos:

Como calcular horas extras diárias e como calcular horas devedoras diárias:
Função usada =SE()

Como abater horas devedoras da horas extras:
=HorasExtrasDiárias - HorasExtrasDevedoras

Configurar as horas para aparecerem como negativas na planilha:
Arquivo > Opções > Avançado > na opção Ao calcular esta pasta de trabalho marcar Usar sistema de data 1904

Calcular horas acumuladas ou devidas no mês:
Função usada =SOMA()

Configurar as horas para aparecerem acima de 24h:
Configuração de número > Hora > Localidade: Português (Brasil) > No Tipo, escolher 37:30:55

Calcular dias trabalhados descontando finais de semana, folga, atestado e incluindo dias extras:
=DiasCorridos - CONT.SES()

Confira no vídeo abaixo, como calcular os itens da parte 2!



PARTE 3:

Nesta última parte, veremos:

Como destacar as horas extras de 100% e de 50% com formatação condicional em toda a linha:
Formatação Condicional Como calcular o total de horas extras de 100%:
Função usada =BDSOMA()


Como calcular o total de horas extras de 50%:
=Total de Horas Extras - Total de Horas de 100%

Como calcular o total de horas com adicional noturno:
Função usada =SE()


PARTE 4:

Ajuste de horas devedoras no sábado.

Para que o horário de sábado seja calculado mais corretamente sem adicionar horas devedoras considerando 8h trabalhadas, neste vídeo fiz um ajuste para que não haja nenhum problema. Confira:


Até o próximo post!

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quinta-feira, 23 de julho de 2020

Palavra-chave para seu Blog, Vídeo, Post, Página... Google Trends

Olá pessoal!!

Você conhece a ferramenta Google Trends??
Até pouco tempo também não conhecia e quero compartilhar com você!


Google Trends (https://trends.google.com.br) é um site que permite você analisar como as pessoas pesquisam determinados assuntos no Google.

Após acessar o site, digite a expressão ou a palavra-chave que deseja pesquisar:




Na próxima tela, aqui uei como exemplo a palavra Excel, o Google está apresentando as estatísticas relacionadas às buscas realizadas com essa palavra-chave:



Um pouco mais abaixo, há o interesse por região. Isso é muito importante caso você tenha um negócio local e deseja procurar o interesse em um local específico.

Também são apresentadas as palavras-chaves relacionadas à pesquisa que você realizou. Veja:


O Google Trends permite fazer comparativos entre palavras-chaves. Ao lado da primeira palavra-chave, há um campo chamada Comparar


Vou considerar como exemplo, comparar Excel e Planilha. Vejamos o resultado:

Comparativo ao longo do tempo


Comparativo geral por região

Obs.: Onde está escrito Sub-região é possível alterar para Cidades.

Divisão conforme palavra-chave por região e consultas relacionadas para cada.

Obs.: Onde está escrito Em ascensão é possível alterar para Principais.

A partir dessa excelente ferramenta, suas postagens nos Blogs, YouTube, Páginas me geral, receberão muito mais visualizações!

Até o próximo post!

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quarta-feira, 22 de julho de 2020

Windows Ink - Whiteboard e Captura de Tela

Olá pessoal!

O assunto hoje é Windows Ink! Consiste em uma ferramenta que permite capturar tela (semelhante ao aplicativo Ferramenta de Captura) e o Whiteboard, isso mesmo! Se você não tem daquelas quadros brancos em casa ou no escritório, pode usar essa ferramenta no Windows 10!

Ativar a ferramenta:

Clique com botão direito na Barra de tarefas e clique em Mostrar botão Espaço de Trabalho do Windows Ink. Obs.: Barra de Tarefas é aquela onde fica o botão Iniciar e no final fica o relógio, a minha barra fica no alto, mas o padrão é na parte de baixo.


Aparecerá uma caneta, próximo ao relógio.



Clique sobre a caneta e serão mostradas as opções Captura de tela inteira e Whiteboard.



Captura de tela inteira:

Ao escolher Captura de tela inteira, o Windows irá automaticamente tirar uma "fotografia" do que está na sua tela, porém é possível definir a área a ser "fotografada" e quanto tempo de atraso para que algum menu ou outra ação seja realizada para a captura.

Para isso clique no botão Novo e defina a área a ser capturada (você pode escolher o modo de seleção na barra na parte superior da tela).



Ou clique na seta ao lado no botão Novo e escolha a opção de atraso


Novamente a tela para seleção aparecerá. Faça a seleção e, caso queira, realize anotações na imagem capturada escolhendo uma das ferramentas disponíveis na parte inferior da tela.



Conhece o recurso da régua? 

Ela fica disponível após fazer uma captura ou importar uma imagem. Com ela é possível fazer linhas retas tanto na vertical quanto na horizontal e também inclinadas! Para ajustar a angulação, use a roda de rolagem do mouse. Na opção de régua tem a circunferência também! Para aumentar ou diminuir o diâmetro, use a roda de rolagem! Veja o vídeo:


Se você quer aplicar esses recursos a uma imagem já pronta (e não de captura), basta clicar no botão Abrir.



Opção Whiteboard:

Habilita uma tela em branco, onde é possível desenhar / escrever a mão livre, adicionar bloco de anotação, imagens, inserir páginas de arquivo pdf / word, powerpoint, inserir modelos (tem até análise SWOT) e ir fazendo edições, enfim, tem muita coisa bacana na ferramenta! Veja algumas fotos:

Livre inserção de itens

Modelo de Regras de Debate

Modelo SWOT

Espero que tenham gostado dessa ferramenta!

Até o próximo post!

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